quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mundo afora: 'Corinthians inglês' celebra penta e lamenta por Sócrates


O preto e branco passam longe das cores oficiais. Marceneiros, pedreiros, professores, estudantes e garçons são as verdadeiras profissões dos atletas que formam o time. Esse é o “Corinthians inglês”. Ou melhor, o Corinthian-Casuals. Há pouco mais de cem anos, o clube de uniforme rosa, marrom e azul serviu de inspiração para o surgimento do xará brasileiro. Hoje, celebra o pentacampeonato nacional conquistado pelo Timão e lamenta a morte de Sócrates, que deixou milhares de fãs espalhados pelo mundo e protagonizou um dos episódios mais marcantes da história do clube londrino em seus 129 anos de vida.

- Nós, do Corinthian-Casuals, gostaríamos de parabenizar o Corinthians, o nosso irmão, pela brilhante conquista de seu quinto título nacional. Compartilhamos com a fiel torcida esse grande orgulho. Enviamos aqui nossas calorosas saudações, desejamos ao Timão um feliz Natal e depositamos nesta mensagem nossas esperanças de mais sucesso para o time em 2012 - disse o dirigente do time inglês, David Harrison.

Atrás de uma larga avenida na região sudoeste do subúrbio de Londres, no distrito de Kingston upon Thames, fica a acanhada sede do Corinthian-Casuals, clube inglês que se orgulha de manter-se no amadorismo até hoje, preservando as tradições dos antepassados. O time sobrevive da contribuição de antigos sócios e suas cores: marrom, rosa e azul, que formam uma combinação um tanto quanto inusitada.
Pouco mais de um século depois do nascimento do time paulista, criador e criatura inverteram seus papéis. Enquanto o Corinthians comemora seu quinto título nacional e sonha com grandes conquistas na próxima temporada, o original inglês, que antes era uma das superpotências do futebol britânico, virou um clube pobre e, por ironia do destino, agora é formado em grande parte por operários, que não perdem uma partida do Alvinegro no Campeonato Brasileiro.
- Nós acompanhamos o Campeonato Brasileiro com grande interesse e ficamos emocionados de ver o Corinthians se tornar campeão pela quinta vez. Aqui temos notícias regularmente de nossos irmãos paulistas a partir de torcedores do clube que visitam Londres e de outros tantos que vêm nos ver e contam histórias - afirmou o dirigente.
O Corinthian deu origem ao Timão há quase cem anos, quando excursionou pelo Brasil. Inspirado nele, um grupo de operários do bairro paulistano do Bom Retiro decidiu criar um time e batizá-lo com o nome do esquadrão inglês. Nascia, no dia 1º de setembro de 1910, o Sport Club Corinthians Paulista.
O Corinthian é mais antigo. Nasceu em 1882 e era independente. Apenas se juntou ao Casuals, outro clube amador de Londres, décadas depois. Em 1939, os dois se fundiram e formaram o Corinthian-Casuals Football Club.
Apelo para escrever um novo capítulo da história

Mesmo do outro lado do oceano, o time inglês não esconde a vontade de participar da partida de inauguração do novo estádio do Corinthians para a Copa do Mundo de 2014. Harrison, um dos representantes do time, faz um apelo à diretoria da equipe paulista.
- Poder colocar: esse confronto de pai e filho na inauguração do novo estádio do Corinthians seria algo naturalmente muito prazeroso para nós. Quando estivemos (no Brasil) para outros amistosos fomos muito bem recebidos, e foram momentos inspiradores para cada um de nós que estivemos por aí. Foi inesquecível.


0 comentários:

Postar um comentário