Torcida

Gaviões da Fiel / Camisa 12 / Pavilhão 9 / Estopim da Fiel / Coringão Chopp / Outras

Gaviões da Fiel


O Grêmio Gaviões da Fiel foi fundado em 1º de julho de 1969, porém sua ideologia começou a ser pensada antes. Em 1965, jovens Corinthianos se reuniam nas arquibancadas com o objetivo de questionar a vida política e administrativa do Corinthians.

Como ainda não possuíam uma sede definitiva, os integrantes reuniam-se em locais distintos, ora na casa de um, ora no consultório de outro, ora numa praça pública. Este grupo se destacava pela paixão ao clube e por possuir características idealizadoras e realizadoras.

A fundação dos Gaviões, em 1º de julho de 1969, ocorreu num momento dramático e marcante para os brasileiros: a ditadura militar. Numa época em que a liberdade de expressão praticamente não existia, estes jovens torcedores iniciam uma cobrança junto a vida política e administrativa de um dos maiores clubes de futebol do Brasil, oSport Club Corinthians Paulista.

O Corinthians estava sob a administração de Wadih Helu, que durante anos tentou impedir a criação dos Gaviões através de represálias e atos característicos do tempo da ditadura.

Esta perseguição não foi o suficiente para fazê-los desistir e aos poucos foram amadurecendo suas ideias. “Já haviam decidido que no nome da agremiação deveria conter fiel, pois assim já eram conhecidos os torcedores do Corinthians que, mesmo após 15 anos sem ganhar um título sequer, levava multidões ao estádio”.

O Gavião foi escolhido como a ave-símbolo da torcida, por suas características marcantes: voa mais alto, enxerga mais longe, não erra a presa, não possui um predador natural, etc) e por influência da história de uma tribo indígena que na época estava em muita evidência. “A tribo Gaviões vivia no Pará e no final da década de 60, muitos grileiros e posseiros, prevendo a valorização das terras da tribo, com a construção da Rodovia PA 70, passaram a invadi-las. Os índios gaviões reagiram tão violentamente que um trecho ao longo da PA-70 teve que ser interditado pelo Exército, pela FUNAI, Governo do Pará e Polícia Federal até que os gaviões aceitassem sair das terras em volta da Rodovia”.

O que era apenas uma utopia de jovens apaixonados e com pensamentos revolucionários se transformou em realidade: nasceu os Gaviões da Fiel. Porém, a perseguição dos gestores do Corinthians não acabou. Foram muitas as tentativas de eximir as ideias destes jovens.

No entanto, em 1972, a chapa de Wadih Helu perde a eleição para Miguel Martinez, que assumiu o comando do Corinthians. Os Gaviões da Fiel escreve um fato inédito em sua história: a derrubada de um ditador à frente do Corinthians.

Miguel Martinez, mesmo tendo sido apoiado pelos Gaviões da Fiel, tentou influenciar seus fundadores, afim de que eles não pressionassem a nova administração do clube e não colocassem em prática algumas de suas ideias.

Neste momento – julho de 1971 – os Gaviões passam por sua primeira crise política, um dos fundadores aceita a proposta do Corinthians e sai dos Gaviões para fundar uma outra torcida.

Como tudo o que envolve o Corinthians e a paixão de seus torcedores, os Gaviões da Fiel se agigantou e se multiplicou, assumindo rapidamente o posto de maior torcida organizada do Brasil.

A atitude destes jovens começou a incomodar cada vez mais, principalmente quando os Gaviões da Fiel se manifestaram publicamente contra a ditadura militar, abrindo uma faixa em uma partida no Morumbi pedindo: “Anistia ampla, geral e irrestrita”. Tal atitude levou o então presidente dos Gaviões da Fiel à cadeia, pois foi a primeira entidade a se manifestar publicamente contra o regime militar.

Atualmente, o grêmio possui 92.932 mil sócios (em 30 de julho de 2011), que compartilham da ideologia Gaviões da Fiel.

Clique aqui e confira a lista de Presidentes que já passaram pelos Gaviões da Fiel.


Camisa 12


A Camisa 12 foi fundada em 08/08/1971. Jovens apaixonados pelo Corinthians, pertencentes a “Fiel” Torcida, com o ideal

do Torcedor, resolveram homenagear a Nação Corinthiana, exaltando o 12º jogador. Corinthians é assim : tem um Jogador nas Arquibancadas. É um clube diferente: todos os times tem uma Torcida. No Corinthians, a Torcida tem um Time.

O caminho percorrido pela Entidade foi difícil. O time não ganhava nada, estava na fila desde 1954. Mas a Torcida Corinthiana nunca parou de crescer, assim como a própria Camisa 12, que se transformou logo nos primeiros anos em uma das maiores torcidas organizadas do Brasil. E no “sofrimento”, mostrava seu valor aos estádios. A invasão do Rio de Janeiro em 1976, na memorável semifinal contra o Fluminense, a Camisa 12 participou ativamente, levando ao Maracanã milhares de Corinthianos, centenas de bandeiras e uma Bateria nota 10. Ou melhor nota 12.


Pavilhão 9


A Pavilhão 9 é uma torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista do estado de São Paulo, Brasil. Foi fundada em 9 de setembro de 1990 por nove torcedores corintianos, em homenagem ao time de futebol da Casa de Detenção do Carandiru.

Os fundadores da torcida realizavam um trabalho social na Casa de Detenção, onde anualmente formavam um time, o Corinthians do Pavilhão Nove, e realizavam um jogo de futebol beneficente contra um time de detentos. Também confeccionavam faixas e bandeiras para divulgarem suas atividades nos estádios, durante as partidas do Corinthians. Decidiram então criar uma torcida organizada e, em 9 de setembro de 1990, oficializou-se a fundação da entidade, denominada Clube Desportivo Pavilhão 9.

O símbolo adotado foi a figura do Irmão Metralha, personagem de histórias em quadrinhos. Atualmente, o Pavilhão 9 promove a difusão do esporte e da cultura, principalmente entre a população de baixa renda da periferia de São Paulo. É um grêmio recreativo e cultural e também um bloco carnavalesco.

Em 1992 o bloco foi oficializado, com sua sede inaugurada em 2000, no Centro da cidade.


Estopim da Fiel



A Estopim da Fiel é uma torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista do estado de São Paulo, Brasil. Foi fundada em 5 de janeiro de 1979, em Diadema. No ano de 1988, montou tornou-se também um bloco de carnaval na cidade, e posteriormente transformou-se numa escola de samba. 


Sendo oficialmente fundada em 5 de janeiro de 1979, a Estopim da Fiel já acompanhava o Corinthians desde 1976. No jogo que ficou conhecido como a famosa invasão corintiana, quando mais de 70.000 Corintianos invadiram o Maracanã para assistir à semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976 contra o Fluminense, uma bandeira da “Estopim da Fiel” e uma faixa “Corintianos de Diadema” podiam ser vistas no estádio.

Na reunião de fundação da Estopim da Fiel, estiveram presentes: Romualdo Francisco dos Santos, Moacyr Gomes, Suely Nunes dos Santos, David F. Sant’ana Filho, PM José de França, José Carlos Urbano, Rosalvo Gomes de Ramos, Vanderlei Caetano e Dr. Severino A. de Oliveira. O nome da torcida, sugerido por José de França e já utilizado no jogo de 1976, foi escolhido por unanimidade. O logotipo adotado consiste no distintivo do Corinthians com uma granada estourando no centro, em alusão ao estopim.

A estréia oficial ocorreu em 18 de março de 1979, na vitória do Corinthians sobre a Portuguesa de Desportos, no estádio do Morumbi. Em 1988, a Estopim da Fiel tornou-se bloco carnavalesco em Diadema. Com o falecimento de Romualdo Francisco dos Santos, fundador e presidente da Estopim, em 1993, a entidade deixou de comparecer aos jogos do clube. Depois disso, a Estopim passou a se dedicar apenas aos carnavais de Diadema como Bloco, passando em 1995 à categoria de Escola de Samba.

Em 2000, torcedores decidiram reativar a torcida e, no dia 8 de março, no jogo entre Corinthians e Inter de Limeira, a Estopim estava de volta aos estádios. O logotipo foi alterado e um urso foi adotado como mascote oficial da torcida. Em 6 de maio do mesmo ano, a sede situada na Rua São Jorge, 154, no Centro de Diadema, foi reinaugurada oficialmente, com um grande coquetel que contou com a presença de diversas autoridades da cidade, além das torcidas Fiel Macabra, Pavilhão 9 e Gaviões da Fiel.


Coringão Chopp



Era com freqüência que um grupo de amigos se reunia na Quadra para jogar bola e conversar, todos Corinthianos, sempre reunidos para beber após o futebol.

Em 1.989 decidiram ir aos jogos do Corinthians, a principio eram em alguns carros, com passar do tempo esse grupo de amigos começou a crescer, essa Quadra começou a servir também como “Ponto de encontro” para saída aos jogos, a cada jogo surgia mais gente interessado em ir para o jogo conosco, formando um grupo de muitos AMIGOS de toda a região do ABC e Grande São Paulo, com esse numero muito grande de pessoas não havia mais condições de continuar indo para os Jogos de carros, foi então que surgiu a necessidade de “alugar ônibus”. Essa Quadra na época pertencia ao Sr. Cláudio Tomé, conhecido pelos AMIGOS como DINHO.

Em certo dia, num bar estavam reunidos os AMIGOS, entre eles o Dinho, Lua, e outros, começaram a discutir toda essa repercussão do “Ponto de Encontro” para saída dos jogos o grande volume de pessoas interessados em participar desse grupo de AMIGOS, foi então que surgiu a idéia de formar uma TORCIDA ORGANIZADA DO CORINTHIANS.

Deu inicio a busca do nome que fosse perfeito, e que todos se identificassem, surgiram muitos nomes, depois de muito pensar surgiu à idéia “Gostamos de Beber e do Corinthians”... então por que não “CORINGÃO CHOPP”.

Durante ainda muito tempo o antigo ponto de encontro, agora mais conhecido como “Ponto de Encontro da Torcida Coringão Chopp” ficou sendo a Quadra, mas como a Torcida estava se tornando conhecida entre as outras torcidas do Corinthians e ganhando seu respeito, foi alugada uma Sala Comercial na Avenida Piraporinha, onde oficialmente surgiu a “SEDE DA TORCIDA CORINGÃO CHOPP”.

E hoje mantendo a tradição desde sua Fundação a CORINGÃO CHOPP permanece na então, famosa Piraporinha crescendo muito, e sempre oferecendo aos seus associados um ambiente “familiar”, para se reunir, conversar, beber uma cerveja bem gelada, jogar pimbolim, podendo também oferecer diversos modelos de roupas entre masculina, feminina e infantil.


Se sua torcida organizada não está aqui, nos mande para o e-mail: bsoucorinthians@hotmail.com, com a história e com fotos da torcida que colocaremos aqui com as demais torcidas organizadas. Sempre Corinthians!!!