domingo, 26 de fevereiro de 2012

Líder, Timão tem a defesa mais eficiente do Brasil

O Corinthians enfrenta o Botafogo-SP, neste sábado, às 18h30, no Pacaembu, e conta com a melhor defesa do Brasil para manter a liderança do Paulistão.

Equipe menos vazada do Brasileirão de 2011, com apenas 36 gols sofridos em 38 jogos, o Timão repete a fórmula de sucesso no Estadual, competição que já atuou nove vezes e levou só três gols (0,33).

A equipe ainda participou de mais um jogo oficial, contra o Deportivo Táchira, pela Libertadores. Na Venezuela, um gol sofrido. Ou seja, em dez jogos oficiais, a média é de apenas 0,4 a cada 90 minutos.

Números que, em levantamento a partir das tabelas de todas as primeiras divisões dos Estaduais pelo país, colocam o Timão com a melhor defesa em torneios regionais – há competições que ainda não começaram, como no Acre, Amapá, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Vale ainda a ressalva de que há clubes com números semelhantes, mas com bem menos jogos disputados. Um exemplo é o Atlético-MG, que participou apenas três vezes do Mineiro, sendo vazado uma vez.

– Jogamos de uma maneira bem objetiva. Podemos até não dar espetáculo, mas é difícil ganharmos um jogo sem merecer. Cada um de nós sabe o que tem de fazer em campo. Essa consciência, além da qualidade do grupo, faz toda a diferença. Desde o ano passado nosso time está muito bem ajustado, o que é mérito de todos – elogia Fábio Santos, um dos pilares da defesa, que hoje terá a companhia de Chicão, Wallace e Welder.

Solidez que impressiona justamente por conta do rodízio que a comissão técnica faz nesse início de ano, para evitar lesões mais graves.

– É a alma de uma equipe competitiva, que tem humildade. Ela se formou no dia a dia, nos treinamentos. Isso se dá quando você vê Ramírez fazer o gol e ser abraçado pelo jogador que saiu para ele entrar. Alex foi um dos primeiros a correr para o campo e dar um abraço no companheiro – lembrou o comandante.

> AS MELHORES DEFESAS DOS ESTADUAIS PELO BRASIL:

SP - Corinthians - Média: 0,3 (3 gols em 9 jogos)
AL - CRB - Média: 0,5 (5 gols em 10 jogos)
AM - Nacional - Média: 0,5 (4 gols em 8 jogos)
BA - Feirense - Média: 0,77 (7 gols em 9 jogos)
CE - Crato - Média: 0,6 (6 gols em 10 jogos)
DF - Capital - Média: 0 (0 gol em 1 jogo)
ES - Colatina - Média: 0,57 (4 gols em 7 jogos)
GO - Goiás - Média: 0,75 (6 gols em 8 jogos)
MA - Santa Quitéria - Média: 0,5 (3 gols em 6 jogos)
MT- Cuiabá e Barra do Garças - Média: 0,66 (6 gols em 9 jogos)
MS - Águia Negra - Média: 0 (0 gols em 1 jogo)
MG - Atlético-MG - Média: 0,33 (1 gol em três jogos)
PA- Cametá - Média: 1,1 (11 gols em 10 jogos)
PB - Treze - Média: 0,8 (4 gols em 5 jogos)
PR - Atlético-PR - Média: 0,4 (4 gols em 10 jogos)
PE - Petrolina - Média: 0,63 (7 gols em 11 jogos)
RJ - Flamengo - Média: 0,37 (3 gols em 8 jogos)
RN - Corínthians e Baraúnas - Média: 0,66 (6 gols em 9 jogos)
RS - Novo Hamburgo - Média: 0,44 (4 gols em 9 jogos)
SC - Chapecoense - Média: 1 (8 gols e 8 jogos)
SE - Guarany - Média: 0,57 (4 gols em 7 jogos)

0 comentários:

Postar um comentário