O Corinthians está invicto e é líder isolado do Campeonato Paulista. Para construir sua sólida campanha, a equipe de Tite usa bem o “estilo Barcelona”, para dominar os adversários e construir suas vitórias. Neste primeiro terço de campeonato, nenhum time ficou mais tempo com a bola no pé ou acertou mais passes que o Corinthians. Foi se destacando nestes quesitos que o Barcelona construiu sua dinastia no futebol europeu nos últimos anos.
Em nove rodadas do Paulistão, o Corinthians desponta com uma média de 358 passes certos por jogo e é seguido por Ituano, Santos e São Paulo. Alessandro e Fábio Santos, principais armas para sair do campo de defesa, são os jogadores mais acionados e, consequentemente, os que mais passam a bola. Alessandro tem 366 passes contra 363 de Fábio Santos.
Na posse de bola, o time de Tite também é aquele que fica mais tempo com o controle do jogo entre as 20 equipes do campeonato. Em média, o Corinthians fica com a bola, de forma ininterrupta, por quase 16 minutos por jogo (15 minutos e 56 segundos). São Paulo, Santos, Portuguesa e Palmeiras o seguem, nesta ordem, neste quesito. Os números são da Footstats.
Com a devida cautela e noção de que o Barcelona atual não pode ser comparado a nenhum outro time, Tite adota desde o ano passado o discurso que se não dá para ser o Barcelona, ele e os outros técnicos podem ao menos usar o exemplo do time catalão para inspirar suas equipes.
“Se é para apontar um exemplo, vamos no melhor: o Barcelona. Joga bonito, troca passes, controla o jogo, e conjuga talento e execução. Claro que não dá para fazer o que eles fazem, mas a ideia, o conceito, é possível transmitir. E é isso que transmito no Corinthians”, disse Tite em uma palestra na Federação Paulista de Futebol, no ano passado.
O bom início no Paulistão nos quesitos que dão ao Barcelona a soberania no futebol mundial, dá ao Corinthians a esperança de terminar a temporada com mais glórias do que em 2011, quando foi campeão brasileiro. A base mantida em relação ao ano passado e o consequente entrosamento da equipe, potencializam o jogo mais tocado e de controle de bola.
Na campanha do penta, o Corinthians foi apenas o sexto time que mais acertou passes ao longo das 38 rodadas. São Paulo, Grêmio, Flamengo, Figueirense e Internacional trocaram mais a bola sem errar passes. Em relação à posse de bola, Flamengo e São Paulo também tiveram melhores médias que o Corinthians.
0 comentários:
Postar um comentário